terça-feira, 29 de junho de 2010

O uso da tecnologia no futebol

"O veloz atleta cheio de equipamentos espalhado pelo corpo e com um capacete estranho corre com a bola. Um monte de atletas adversários tentam derrubá-lo em vão. O sujeito entra pela linha final do campo e é derrubado deixando a bola cair antes de tocar o joelho no chão. A multidão no estádio grita a palavra mágica do Futebol Americano. Touchdown ! O público delira, os companheiros vão a loucura e se abraçam. E de repente, do outro lado do campo, o técnico adversário revoltado joga uma bandeira vermelha dentro do campo. Pronto ! Está feito o desafio. A marcação do ponto foi duvidosa e o técnico adversário está desafiando a arbitragem. O jogo é paralisado, e uma comissão de árbitros vai até o monitor olhar o lance de todos os ângulos possíveis. Ao final da conferência, o árbitro principal do jogo volta atrás na marcação, pois foi constatado que o lance foi irregular".

O Challenger como é chamado o desafio no futebol americano, é a tecnologia a serviço do esporte. Esse expediente também já é utilizado no Tennis para corrigir erros de arbitragem. Porque no futebol mundial isso não daria certo? Por causa da corrupção. E esta, o conselho de ladrões da FIFA jamais iria permitir que acabasse, pois é nela que está o rio de dinheiro que desce a montanha da entidade máxima do futebol.

Os saldosistas do futebol dizem que fazer isso acabaria com a polêmica do futebol, que a magia do esporte está na polêmica. Eu nunca concordei com isso, pois hoje o futebol é um esporte milionário. Times grandes movimentam fortunas por ano em nome do sucesso nos campeonatos nacionais e internacionais. Grandes orçamentos são praticamente perdidos num ano por conta de um gol irregular, de um impedimento não marcado. Quantas vezes nós vimos coisas absurdas acontecendo em campo aos olhos dos árbitros, classificando times em campeonatos e derrotando vencedores legítimos?

A França é um grande exemplo disso. Entrou no mundial da FIFA pela porta dos fundos ao se classificar com um gol de mão absurdo do Thierry Henry. O Luiz Fabiano fez um gol de mão antológico como Maradona, que só não pode ser classificado como o mais lindo da história das copas por causa da irregularidade não vista pelo juíz. O mundo do futebol sofre com a celeuma causada pela falta de visão dos árbitros pelo mundo afora e gera dúvidas de suas integridades morais ao errar em lances tão capitais.

Os resultados não seriam mais manipulados e muita gente deixaria de ganhar dinheiro. Esse é o real motivo do descaso da FIFA com a tecnologia fazendo parte ativa de um jogo de futebol. A polêmica do futebol sempre foi e sempre será o subterfúgio ideal utilizado para impedir que a moral seja instalada nos campos de futebol.

Nenhum comentário: